Segundo um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise 2002, a ingestão de proteína imediatamente após o treino aumenta o processo de síntese de proteínas e, consequentemente, a recuperação muscular, também ajuda estimular a hipertrofia muscular do atleta. Consumir proteína imediatamente após o treino acelera recuperação.
Em outra pesquisa, agora do Med Sci Sports Exerc. 2009, os pesquisadores mediram as despesas de energia de pessoas ao longo de dois períodos de 4 dias. Em uma ocasião, os indivíduos beberam um shake contendo 18g de Whey Protein, 20 minutos antes do treinamento que eles fizeram. Na outra ocasião beberam um shake contendo 19g de açúcares.
O resultado foi que com o uso de Whey Protein elevou o gasto energético em 8,5% no dia após o treinamento. E o açúcar causou um aumento de 3,5%.
O aumento do gasto energético, foi acompanhado por um aumento na queima de gordura. Além disso, o uso do Whey Protein antes do treino aumenta a produção de tecido muscular.
Os pesquisadores concluiram que ingerir proteína antes de treino pesado, pode ser uma estratégia simples, mas eficaz, a fim de aumentar o gasto energético. Com o tempo pode facilitar a perda de gordura e melhorar a composição corporal do atleta.
Concluindo, conforme os estudos científicos, fica provado os benefícios da Whey Protein no Pré e Pós Treino, dependendo do objetivo do atleta.